A coisa mais normal do mundo é ficar nervoso antes de fazer uma mudança de casa. Para deixar o grande dia um pouco menos tenso, o pessoal do Muda Muda reuniu aqui as 10 dicas mais importantes para quem já está com a mudança marcada.
O melhor lugar para fazer isso é o supermercado. Lá sempre sobram caixas limpas. Aproveite quando for fazer as compras para ir juntando suas caixas, cuidando para pegar vários tamanhos diferentes.
Dê uma passada na papelaria para buscar tesoura, fita para empacotamento resistente, adesivos coloridos para rotular, canetinhas e pincel atômico. Além disso, sempre é bom ter a mão acolchoados, plástico bolha, papel para embrulho e papel-jornal. E uma dica: sempre compre um pouco mais do que você acha que vai precisar.
Já imaginou você numa casa nova com tudo empacotado? Faça uma ou mais caixas ou malas com tudo que vai precisar usar imediatamente na nova casa (artigos de higiene, roupas, panelas, talheres, roupa limpa, remédios, material do colégio das crianças...). E lembre-se: estas caixas serão as primeiras que você irá abrir. Por isso, é bom que sejam as últimas a entrarem no caminhão...
Roupas, cobertas e travesseiros (e até mesmo bichos de pelúcia!) podem ser usados para embalar objetos mais frágeis ou mesmo para preencher espaço vazio dentro das caixas– assim você evita que as coisas quebrem e ainda economiza em plástico bolha!
Reserve um lugar na casa onde você vai começar a colocar as caixas conforme for empacotando. Isso vai facilitar não somente a sua organização, mas também será de grande valia para a hora da mudança. No dia da mudança, ter todas as caixas juntas em um cômodo só garante que elas não vão atrapalhar a movimentação da mobília e dos itens pesados que devem ir primeiro para o caminhão.
Separe as coisas de acordo com o aposento de destino na casa nova e estabeleça uma cor para cada quarto da casa nova. Etiquete as caixas com fitas coloridas, de acordo com os quartos de destino. Também é interessante numerar cada caixa, e ter uma listagem de controle do que tem dentro de cada uma. Assim você terá o controle de quantas caixas vão para cada quarto, e com que conteúdo. Mas lembre-se de marcar a parte lateral das caixas, pois vai continuar dando para ver mesmo que forem empilhadas.
Ponha o máximo de itens possível em cada caixa para diminuir o número de caixas necessário, mas sempre equilibrando a quantidade de itens leves e pesados em cada caixa para não ficar pesado demais. Os objetos mais pesados devem ser colocados na parte de baixo, e os mais leves na parte de cima das caixas. Para os itens frágeis ou quebráveis não economize em camadas de papel de embrulho ou de plástico bolha. Coloque filme plástico entre as garrafas e suas tampas para que não haja vazamento.
Na hora de empacotar as coisas, você vai encontrar muita coisa que nem lembrava que tinha guardado. Vai deixar elas mofarem de novo na casa nova? Aproveite este momento para se livrar de tudo aquilo que você não precisa – e doar o que poderá ser mais útil para quem precisa. Casa nova, vida nova!
Se precisar desmontar algum móvel ou objeto, coloque os parafusos, porcas e pregos em um pacotinho e prenda-o com fita à mobília embalada. Quando precisar remontar, estará tudo junto.
As empresas de mudança listadas aqui no Muda Muda são muito responsáveis. Mas se tem algo que você definitivamente não pode correr o risco de perder ou quebrar, uma boa dica é levar com você no seu carro. Mas não esqueça de proteger com cobertores e travesseiros no seu porta-malas...
Quer mais dicas para facilitar a sua mudança? Confira aqui:
• As 10 dicas mais práticas para quem vai se mudar.
• 10 ideias simples, mas que podem fazer muita diferença na hora de fazer a mudança.
• 10 coisas que você pode fazer antes da mudança.
• 10 dicas rapidinhas para embalar suas coisas para a mudança.
E você, tem mais alguma dica como estas? Mande pro Muda Muda e ajude mais gente a ter uma mudança muito mais tranquila!