Por mais preparado que você esteja preparado para fazer a sua mudança residencial, sempre tem um ou outro detalhe que passam despercebidos. Por isso, o Muda Muda preparou essa lista com algumas dicas práticas que parecem óbvias... e que justamente por isso correm sério risco de acabarem sendo esquecidas.
Está se mudando para um prédio? Avise o síndico e a portaria sobre o dia da sua mudança, e já pergunte se o prédio tem regras ou horários para mudança, horário de silêncio, etc.
Informe ao banco, colégios e outros locais em que você é cliente sobre sua mudança de endereço. Ligue para as companhias responsáveis e peça a transferência do telefone, da internet, e tudo o mais para o novo endereço.
Aliás, você devia fazer backup de seus arquivos SEMPRE.
Sempre aparecem itens e lembranças de última hora para serem levados.
No dia da mudança, quanto mais vazia sua geladeira estiver, melhor! Não esqueça de descongelar, secar e limpar de 24 a 48 horas antes da mudança. Para evitar que alimentos estraguem, planeje o cardápio das semanas anteriores à mudança para comprar apenas o essencial.
Se você esperar para abastecer a despensa quando já estiver na nova casa, terá bem menos objetos para levar na mudança.
Sabe aqueles cabos atrás da sua TV ou computador que vão ter que ser colocados de novo exatamente nos mesmos lugares? Ou a maneira como os porta-retratos estavam arrumados na estante? Fotografe e quando chegar na casa nova, é só montar exatamente como estava na antiga.
Além da função óbvia de desmontar e montar os móveis, ter a caixa de ferramentas por perto pode ser uma boa para os imprevistos, que com certeza vão aparecer! Um armário que saiu tranquilamente pela porta da antiga casa pode não passar tão facilmente pelos corredores do novo lar.
Talvez você vá gastar um bocado de papel-filme, mas é a melhor maneira de transportar gaveteiros sem precisar esvaziar cada gaveta e depois ter que guardar tudo de novo na casa nova.
Por mais que você tenha avisado todo mundo da sua mudança de endereço, pode ter certeza de que uma parte da correspondência para você vai seguir indo para a casa antiga. Mantenha-se em contato com os novos moradores de lá para ter certeza de que vão guardar para você tudo que vier pelo correio.
Quer mais dicas para facilitar a sua mudança? Confira aqui:
• Vai se mudar? Estas são as 10 coisas mais importantes que você precisa saber!
• 10 ideias simples, mas que podem fazer muita diferença na hora de fazer a mudança.
• 10 coisas que você pode fazer antes da mudança.
• 10 dicas rapidinhas para embalar suas coisas para a mudança.
E você, tem mais alguma dica como estas? Mande pro Muda Muda e ajude mais gente a ter uma mudança muito mais tranquila!